Notícias

Conexão ABIMIP Nº 2 - 10/04/2018

Mais proximidade para fortalecer o setor

ABIMIP esteve com associados e não associados do Rio para agregar novos temas para defesa da categoria

Os avanços do segmento e o plano estratégico da ABIMIP foram debatidos na última sexta-feira, dia 6 de abril, durante encontro da direção com indústrias do Rio de Janeiro. A iniciativa pretende ampliar a participação do setor nas discussões de temas importantes.

“Foi uma ocasião em que deixamos claro nossos propósitos e o quanto estamos preparados para entregar nossas metas. Parabéns a todos nós que estamos fazendo da ABIMIP uma entidade cada vez mais relevante para os diversos personagens do setor farmacêutico”, avaliou Luiz Eduardo Violland, 2º Vice-Presidente da ABIMIP e membro do conselho de administração da Hypera Pharma.

Novos encontros estão programados para os próximos meses. E vem mais novidade por aí!

Colaboração com Anvisa para expandir potencial dos MIPs

Após anos de parceria e colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dinamizar os processos regulatórios, a ABIMIP soma importantes conquistas para o avanço do setor.

  • A “Lei do Switch”, que estabeleceu diretrizes para mudança de categoria de medicamentos com venda sob prescrição para MIPs, inicialmente, pode impactar cerca de 30 princípios ativos.
  • O procedimento simplificado para a reclassificação de produtos da Lista de Medicamentos Isentos de Prescrição para os quais não foram apontadas restrições irá facilitar a elaboração do dossiê para a mudança de categoria. A medida já beneficia nove novas moléculas.
  • E a planilha dinâmica, de fácil preenchimento, que permite uma visão macro dos dados de farmacovigilância apresentados pelas empresas, contribuirá para a avaliação da Anvisa sobre os pedidos de reclassificação para MIPs.

E a atuação da ABIMIP não para por aí! Mudanças relevantes estão em discussão e irão contribuir significativamente para expansão do potencial dos MIPs.

Liberação de preços em debate

A ABIMIP e o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) promoveram, no último dia 20 de março, seminário para discussão da liberação de preços dos MIPs. O tema aguarda abertura de consulta pública pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que deve acontecer em breve, segundo antecipou no encontro o representante do órgão, Leandro Safatle.

O debate também contou com apresentações que traçaram um cenário da política de controle (João Luiz Pondé, professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da evolução de preços de MIPs no Brasil (Herbert Gonçalves, Primeira Consulta). A ABIMIP ainda agregou a discussão, mostrando os dados do estudo “Utilização de medicamentos isentos de prescrição e economias geradas para os sistemas de saúde: uma revisão”, publicado pelo Jornal Brasileiro de Economia da Saúde em abril do ano passado.

Os conteúdos exibidos durante o encontro, mediado pelo presidente do Conselho Consultivo da ABIMIP, Jorge Raimundo, e pelo presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, estão disponíveis para consulta aqui.

Publicado em: 10 de abril de 2018 às 09:04.
Imprimir
O que você procura?

Edifício Landmark - Av. das Nações Unidas, 12.399 - conjunto 71B - Brooklin Novo - São Paulo/SP, 04578-000 - Telefone: 55 11 5102-3596