Notícias

Conexão ABIMIP Nº 36 - 04/12/2018

ABIMIP lança código interno de conduta

A ABIMIP apresentou nesta segunda, dia 3 de dezembro, seu Código Interno de Conduta. O documento reforça a atuação da entidade, bem como seus valores e crenças, e prega uma postura ética e idônea de todos que compõem e trabalham para a Associação.

Participaram do lançamento o presidente da entidade, Rodrigo Garcia, Regina Araki, uma das idealizadoras do Código e ex-presidente da ABIMIP, a vice-presidente executiva Marli Sileci, demais representantes da entidade e convidados. “Este documento tem a nossa cara, representando fielmente nosso jeito de ser”, afirma Rodrigo Garcia. O código interno de conduta estará disponível no site da ABIMIP, na área restrita para associados.

Presidente da ABIMIP faz balanço de 2018

Para fazer uma análise do trabalho da ABIMIP em 2018, o Conexão desta semana conversou com o presidente da entidade, Rodrigo Garcia. Para o executivo, o ano, em geral, foi positivo, com muitas conquistas em áreas importantes que demandavam a atenção da entidade já faz tempo. “Praticamente todas as metas estipuladas pela diretoria para 2018 foram contempladas, o que nos deixa muito felizes e satisfeitos”, afirma.

Entre os principais pontos com avanços significativos estão a parceria com a Anvisa na criação da planilha de análise de switch e as discussões sobre a liberação de preços dos MIPs. “Estes dois assuntos mostram a atuação focada da entidade em se concentrar nos temas mais importantes e conquistar vitórias para todo o segmento”, reflete.

Para 2019, a diretoria criou 13 metas a serem trabalhadas, que abrangem todas as áreas de interesse da ABIMIP. Esta lista contempla alguns dos pedidos mais importantes dos associados e as demandas do segmento, verificadas nesses últimos anos de acompanhamento pela entidade. “Queremos dar a devida atenção a diferentes stakeholders definidos pela diretoria e promover ainda uma aproximação com a academia, para a produção de conteúdos importantes para o setor”, finaliza.

Audiência Pública debate o Projeto de Lei 9482/18, que discute a permissão de venda de medicamentos isentos de prescrição

O Plenário 7 da Câmara dos Deputados, em Brasília, recebeu, na última terça-feira (27/11), representantes de vários setores da sociedade para discutir o PL 9482/18, que trata sobre a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em estabelecimentos comerciais, especialmente supermercados. Por cerca de três horas, executivos da Anvisa, dos Conselhos Federal de Farmácia e Medicina e de associações como a Abrafarma (farmácias e drogarias), ABRAS (supermercados) e ABAD (atacadistas e distribuidores) puderam expor seus pontos sobre o assunto.

O Presidente do Conselho Consultivo da ABIMIP, Jorge Raimundo, representou a entidade, ressaltando a importância dos MIPs para a economia nacional: “Os Medicamentos Isentos de Prescrição ajudam o sistema nacional de saúde, especialmente se considerarmos o autocuidado. O consumidor bem informado pode tomar decisões conscientes”.

O assunto deve voltar à pauta. A Anvisa declarou que deve anunciar sua posição formal ainda em 2018. Para Rodrigo Garcia, presidente da ABIMIP, a discussão é importante para fortalecer a pauta do autocuidado: “Alguns dos nossos principais pilares de atuação é na educação e no autocuidado. Defendemos o acesso da população a medicação e medidas que favorecem o autocuidado”.

Publicado em: 4 de dezembro de 2018 às 13:12.
Imprimir
O que você procura?

Edifício Landmark - Av. das Nações Unidas, 12.399 - conjunto 71B - Brooklin Novo - São Paulo/SP, 04578-000 - Telefone: 55 11 5102-3596