Notícias

Conexão ABIMIP | Nº 46 - 14/05/2018

Autocuidado na prática: Use MIPs de forma responsável

O último tema da série sobre os sete pilares do autocuidado aborda o uso responsável dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Os MIPs são recomendados para tratar males como dor de cabeça, resfriado e má digestão. Seu uso consciente traz benefícios como o conforto para os usuários, pois não há necessidade de ir a um serviço de saúde para tratar de um sintoma já conhecido, o direito de atuar sobre a própria saúde, além da diminuição substancial de custos para o sistema de saúde. E, finalmente, a utilização racional dos MIPs deve, sempre, considerar a velha máxima de que “a persistirem os sintomas, um médico deverá ser procurado”.

Mais cores, mais saúde

Você já reparou se suas refeições são coloridas? Para reforçar o sistema imunológico, é preciso estar atento à alimentação. Quanto maior a variedade de cores no prato, mais benefícios para a saúde. O ideal é ter um arco-íris, por isso, acrescente aos poucos uma cor de cada vez: uma salada verde simples pode ganhar novas tonalidades com a adição de tomate, cenoura, beterraba, milho, nabo e por aí vai. Assim, as refeições serão cada vez mais saudáveis e nunca mais serão sem graça!

Existe uma forma certa para tomar um medicamento? 

Alguma vez já precisou tomar um comprimido, estava sem água e mesmo assim engoliu? Tome cuidado! É preciso respeitar o tipo de remédio e a forma correta de ingerir. Opte sempre por beber com água. Outros tipos de bebida como refrigerante, café e sucos podem interferir na absorção do remédio. Na dúvida, consulte sempre a bula.

Publicado em: 14 de maio de 2019 às 09:05.
Imprimir
O que você procura?

Edifício Landmark - Av. das Nações Unidas, 12.399 - conjunto 71B - Brooklin Novo - São Paulo/SP, 04578-000 - Telefone: 55 11 5102-3596