Notícias

Conexão ABIMIP Nº 58 - 12/11/2019

Novembro Azul reforça cuidado com a saúde integral masculina

Depois de Outubro Rosa, em novembro a campanha mundial é de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata – a doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer  (INCA), é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas de câncer de pele. 

Os fatores que podem aumentar as chances de os homens desenvolverem câncer de próstata é a idade, histórico de câncer na família e sobrepeso ou obesidade. Converse com o seu médico sobre a necessidade de realizar exames e, para ajudar na prevenção, pratique atividades físicas, tenha uma alimentação saudável e evite riscos para a saúde como cigarros e bebidas alcoólicas. 

Dia Mundial da Pneumonia 

O Dia Mundial da Pneumonia é lembrado hoje, 12 de novembro, e tem o objetivo de conscientizar as pessoas da importância da prevenção da doença – uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos. Tosse com presença de catarro, dor no tórax, fadiga, dificuldade de respirar, febre e mal-estar são sintomas que podem indicar pneumonia. 

Para se prevenir, mantenha a casa limpa e lave as mãos sempre após usar o banheiro ou quando voltar da rua. Além disso, na medida do possível, evite contato com pessoas com sintomas de infecções respiratórias ou use máscaras para proteger a boca e nariz. 

Curiosidade: como é feita a classificação de intoxicação por medicamentos

Durante o XX Congresso Farmacêutico, o Mestre em Toxicologia Dr. Sergio Graff desmistificou o tema de intoxicação por medicamentos isentos de prescrição. Você sabia que, segundo o especialista, os dados utilizados para falar sobre intoxicação não são reais? Isto porque não há uma distinção de casos entre os medicamentos com prescrição e isentos e até entre outros produtos. 

Ao registrar um evento adverso, os dados são cadastrados de forma incorreta, sem parâmetros e detalhamentos e, por isso, dificulta a obtenção de dados corretos sobre intoxicação por medicamentos. Graff explica que é importante que os relatos sejam coletados de forma correta, visando melhorar a qualidade das informações de segurança dos MIPs nesses bancos de dados e, assim, reforçar que esses produtos são seguros e podem ser utilizados pela população sem qualquer tipo de problema.

Publicado em: 12 de novembro de 2019 às 09:11.
Imprimir
O que você procura?

Edifício Landmark - Av. das Nações Unidas, 12.399 - conjunto 71B - Brooklin Novo - São Paulo/SP, 04578-000 - Telefone: 55 11 5102-3596