Quem somos

A primeira ação no sentido de agregar as indústrias produtoras de medicamentos isentos de prescrição médica, motivada pela defesa do direito à informação, data de meados de 1986. Foi realizada por três fabricantes – Roche, Merrell Lepetit e De Angeli –, que se reuniram como um grupo informal com o intuito de participar do debate político instaurado pela Assembleia Nacional Constituinte, a qual, entre seus dispositivos, considerava a proibição da publicidade de medicamentos, entre outros produtos.

Durante os anos seguintes, o grupo informal expandiu-se com a entrada de inúmeras outras produtoras, mas preferiu manter-se como tal até sua fundação oficial em 1994, constituindo-se, então, na Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Saúde (ABIPS). A partir de 2002, tornou-se a Associação Brasileira da Indústria de Automedicação Responsável (ABIAR) e, em 2003, assumiu sua atual nomenclatura, passando a designar-se ABIMIP – Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição.

Missão

Por meio do desenvolvimento e envolvimento de todos os protagonistas da cadeia, nossa missão é atuar no sistema de saúde para que as pessoas possam tomar decisões em relação ao autocuidado de forma responsável, consciente e segura, promovendo assim, mais saúde e maior liberdade de escolha.

Visão

Ser líder e referência no mercado de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e na difusão do conhecimento sobre o autocuidado, através de interação e atuação junto a todos os influenciadores da cadeia, trabalhando para alcançar as prioridades eleitas pelos associados, gerando valor para os mesmos.

Valores

  • Ética
  • Boa comunicação
  • Senso de urgência 
  • Responsabilidade Social
  • Integridade & Transparência
  • Impacto no mercado em que atuamos
  • Busca de resultados (tangíveis e intangíveis)

Objetivos

A ABIMIP tem entre seus objetivos representar os seus associados junto ao governo, entidades, associações nacionais e internacionais, imprensa e população em geral. A associação fornece orientação ética aos profissionais da saúde e ao consumidor com a finalidade de garantir a correta aplicação do conceito de medicamento isento de prescrição médica e seu uso responsável, além das boas práticas de comunicação e comercialização dos MIPs. A ABIMIP também promove o intercâmbio global de informações científicas a respeito dos medicamentos isentos de prescrição.

Diretoria

Cargo Nome Empresa
Presidente Rodolfo Hrosz Sanofi
1º Vice-Presidente Rodrigo Garcia Pfizer
2º Vice-Presidente Daniel Torres Reckitt Benckiser
3º Vice-Presidente Sydney Rebello Bayer
Vice-Presidente Financeiro Fernando Martins Boehringer - Ingelheim
Diretor Daniel Guedes Takeda
Diretora Fabiana Queiroz Reckitt Benckiser
Diretora Gabriela Mallmann Aché
Diretora Gina Mejia Johnson & Johnson
Diretor Jackson Figueiredo Aspen Pharma
Diretora Katherine Ruas GSK
Diretora Leonora Coimbra

Hypera

Diretor Luiz Eduardo Clavis

Hypera

Diretor Marcelo Forti

Daudt Oliveira

Diretora Tais Uliana Sanofi

Vice-Presidente Executiva Marli Martins Sileci ABIMIP


O que você procura?

Edifício Landmark - Av. das Nações Unidas, 12.399 - conjunto 71B - Brooklin Novo - São Paulo/SP, 04578-000 - Telefone: 55 11 5102-3596